Seja bem-vindo! Aproveite o conteúdo abaixo. Esta página não é mais atualizada. Obrigado por sua visita.

Terça-feira, 10 de Abril de 2007

Educação falida

Hoje fiquei incomodado com uma reportagem sobre educação. É lamentável saber que professores estão ficando reféns de alunos. Uma professora grávida perdeu o bebê depois de ouvir ofensas de uma estudante de 16 anos. Um outro aluno incendiou o carro de uma diretora por não ser aprovado. É de fazer chorar, ver a falência da educação em nossa sociedade. Pais e professores têm dificuldades para educar. As leis criadas para beneficiar a educação não ajudam muito. As autoridades também têm dificuldades, e poucos parecem ter exemplo para mostrar em seus próprios lares.

Em muitos lugares de nosso país, alunos andam horas ou esperam ônibus velhos quando ainda é alta madrugada, para poderem chegar a escolas precárias. Em alguns lugares as salas de aulas são sucatas de ônibus. Isso tudo é uma vergonha para o ensino público de nosso país.

Tudo começa em casa. É um efeito dominó. Os pais não conseguem educar e por isso responsabilizam a escola que também não consegue fazer muitas coisas e que também culpa o sistema. Essa dificuldade na educação é fruto de uma criação com princípios deficientes. Se os pais tivessem passado mais tempo construindo um relacionamento íntimo e profundo com os filhos nos anos pré-escolares, muitas coisas seriam diferentes. Mas infelizmente os pais também não tiveram uma boa educação, e por isso têm dificuldade para educar. Ao perceberem a fragilidade dos pais, os filhos ficam inseguros e incrédulos quanto a educação e autoridade deles. Isso se estende para as autoridades fora de casa, e o resultado é o que estamos vendo cada dia.

Pais e professores precisam crescer, precisam aprender. Uma das razões da precariedade da educação nos lares e nas escolas, é que pais e professores não acompanham o desenvolvimento dos filhos e alunos. Hoje, com a dinâmica da internet e outros meios, os jovens mostram ter mais bagagem que os seus pais e professores. Isso também implica na qualidade e na motivação.

A educação passa pelo temor a Deus. O livro de Provérbios na Bíblia tem princípios divinos para a educação das crianças em casa e consequêntemente na escola.

Antonio Francisco às 00:13

:
De Julia a 10 de Abril de 2007 às 18:24
Realmente, é lamentável. O aluno não respeita mais o professor. Meus pais me ensinaram a tratar com respeito todos os meus professores e levar a educação que eu recebia em casa para a minha sala de aula: não fazer malcriação, acatar ordens, e ouvir atentamente. Fui professora por 6 meses, tempo suficiente para que eu caísse na real. O professor no Brasil é um herói.

Beijos
Ju
De Adilson a 11 de Abril de 2007 às 20:16
Caro António Francisco, não sei qual o país em que te encontras, mas, como estudante das Ciências da Educação, sei que essa é uma realidade quase universal, ainda que em graus diferentes de país para país. O meu profundo lamento está apenas no facto de não ter esperança no futuro. Uma boa reflexão. Um abraço.
De Maria Clara a 15 de Abril de 2007 às 18:45
Concordo com o senhor, no meu tempo tinha uma boa cinta de couro no armário de minha mãe, quando saia da linha e pecava era surra na certa. É o que falta para essa garotada.
Se a sociedade permitisse a volta da vara e palmatória, quem sabe salvariamos a próxima geração de jovens.
De suzy Oliveira a 18 de Abril de 2007 às 15:33
Concordo, Pr. Antônio.
Nos dias de hoje, vivemos em um país abençoado por Deus (Brasil), e as pessoas ainda não se atentaram a isso.
Vimos Jovens Cruéis, mau disciplinados que estão nas escolas, e até mesmo no mundo da prostituição e das drogas, um absurdo, sim!
Como deveria ser diferente!!!
Mais sabemos que tudo começa pela educação Informal, se não tivermos uma boa base neste ínicio de vida, será díficil de aguentar... Só Nosso Deus Mesmo, pode mudar.
Como seria bom se todos os jovens fizessem parte desta nova geração que vivemos hoje. Uma geração de jovens adoradores, fiéis ao nosso Deus, seria tudo diferente, sim...
Enquanto, isso pedimos a missericordia de Deus sobre a vida de cada um desses que ainda se encontram perdidos.
O mais importante é saber que o nosso Deus nos coroa a cada dia com seu amor. Por isso sou mto feliz, em tê-lo sobre a minha vida.


Suzy Oliveira.