Seja bem-vindo! Aproveite o conteúdo abaixo. Esta página não é mais atualizada. Obrigado por sua visita.

Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2007

Qual a sua resistência?

Hoje levantei-me pensando nas dificuldades que estou enfrentando e os desafios que estão diante de mim. Noutro tempo eu estaria de cabeça inchada. Tenho aprendido que isso não funciona. Então, não me deixo mais abater por circunstâncias difíceis. Isso não significa que fico indiferentemente irresponsável ante a realidade da vida. O que quero dizer mesmo é que procuro ficar acima da tempestade, pois ficando abaixo, serei levado pelo redemoinho que a envolve.

Se você já conhece esse blog, sabe que a Bíblia é referencial padrão. Estou sempre citando a Bíblia, pois é nela que me inspiro e nela creio como Palavra de Deus. Todos nós fazemos bem em assim proceder. Pois bem, a Bíblia diz que se você vacila no dia da dificuldade, a sua força é muito limitada (Pv 24.10).

Sem levar em conta a maneira irônica como falou, a palavra de Elifaz ao amigo Jó em meio ao sofrimento, é muito interessante: "Se alguém se aventurar a dizer-lhe uma palavra, você ficará impaciente? [...] Pense bem! Você ensinou a tantos; fortaleceu mãos fracas. Suas palavras davam firmeza aos que tropeçavam; você fortaleceu joelhos vacilantes. Mas agora que se vê em dificuldade, você desanima; quando você é atingido, fica prostrado. Sua vida piedosa não lhe inspira confiança?" (Jó 4.2-6).

Veja bem essa última expressão: "Sua vida piedosa não lhe inspira confiança?". Onde você encontra forças quando tudo parece contrário? Você teme a Deus? Confia nele? Então, quando as dificuldades nos cercam devemos dizer como o salmista: "Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus" (Sl 42.11). Jesus disse: "Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo" (Jo 16.33).

Os que no passado venceram pela fé em Deus, "tiraram força da fraqueza" (Hb 11.34). Então, é isso também que devemos fazer. C. H. Spurgeon dizia: "Se formos fracos em nossa comunhão com Deus, seremos fracos em tudo". Digamos como o apóstolo Paulo: "Tudo posso naquele que me fortalece" (Fp 4.13). É uma pena que esse versículo tem sido usado fora de seu contexto. Ele não fala de um poder triunfalista e esnobador, mas quer dizer que em qualquer situação, seja na fartura ou na necessidade, bem-sucedido ou com fome, tendo muito ou pouco, podemos passar por tudo isso contentes no Senhor que nos fortalece.

Vamos reagir. Vamos mostrar nossa resistência com humildade, esperando no Senhor, mas jamais entregues a sorte.  

Antonio Francisco às 20:51