Seja bem-vindo! Aproveite o conteúdo abaixo. Esta página não é mais atualizada. Obrigado por sua visita.

Terça-feira, 6 de Março de 2007

Imagine-se num círculo

Outro dia chamou-me a atenção a descoberta casual de um site que mostra um programa que parece mapear a geografia do mundo nos seus detalhes. Com a movimentação do mouse foi possível andar pela minha cidade saindo de um bairro para outro com muita facilidade, localizando o que desejava ver. Também podia sair de uma cidade para outra em segundos. Isso se aplica para todo o mundo. A visão global foi tamanha, que me deu uma sensação ruim, pois comecei a pensar que estamos sendo vigiados por algumas pessoas muito além do que imaginamos. Até acredito que chegará o tempo quando estaremos completamente nus para o sistema no qual vivemos inseridos. Isso de certa forma já acontece. Prova disso é que em quase todo estabelecimento comercial tem uma câmera nos espiando. Outro dia estava no colégio de minha filha para conseguir um documento, e somente depois de um bom tempo no local onde esperava ser atendido é que percebi no alto de um portão um desses olhos mágicos girando de um lado para o outro. No centro da cidade em que moro, foram instaladas recentemente algumas dessas máquinas em locais estratégicos. A população sempre reage de modos diferentes. Algumas pessoas se sentem invadidas em sua privacidade, enquanto outras se sentem seguras, pelo fato de estarem sendo monitoradas a partir de uma central.

O melhor de tudo isso, é que podemos tirar uma aplicação espiritual excelente para nossas vidas. Estamos na presença de Deus permanentemente. Ele vê nosso passado, presente e futuro com toda a nitidez que possamos imaginar. Nas palavras de Edward Young: "Deus vê o amanhã mais claramente que nós vemos o ontem. Deixem que ele nos dirija". A Bíblia diz que Deus nos conhece nos mínimos detalhes (Sl 139). Ele nos envolve completamente, e é para os que nele confiam um muro de fogo (Zc 2.5). Ele toma as nossas dores como quem é ferido nos olhos (Zc 2.8). Deus é onipresente, ele está presente em todo lugar, perto de tudo e bem junto de todos (At 17.26-28). Imagine o universo como um pequeno círculo onde você se encontra em seu meio. Deus é o ambiente desse círculo e eternamente mais, ou seja, Deus é o nosso ambiente, assim como a água do mar é o ambiente dos peixes e o ar é o ambiente dos pássaros. Hildeberk de Lavardim escreveu: "Deus está sobre todas as cousas, sob todas as cousas, fora de todas as cousas, dentro mas não enclausurado; fora mas não excluído; acima, mas não levantado; embaixo, mas não deprimido; inteiramente acima, presidindo; totalmente abaixo, sustentando; totalmente por dentro, preenchendo" [1].

A Bíblia diz que o justo vive seguro pela fé (Rm 1.17) na promessa de que Deus não nos abandona em tempo algum (Hb 13.5). Não entendemos muitas coisas, e nem precisamos entender tudo. Assim como uma mulher grávida não precisa cursar medicina para ter um parto, e sim confiar na equipe médica, igualmente nós não entendemos tudo, mas confiamos em Deus que nos concede abundantemente todas as coisas para delas gozarmos (1 Tm 6.17).

Viva no círculo da presença de Deus e não tema o que lhe possa acontecer, pois nada é casual. Aquilo que parece acaso aos homens, na verdade faz parte dos decretos de Deus. Ele trabalha para nós (Is 64.4), pois nos ama incondicionalmente. Ele está conosco todos os dias (Mt 28.20), e estaremos com ele para sempre (1 Ts 4.17). A Bíblia diz que Jesus foi preparar um lugar para essa convivência eterna (Jo 14.1-3). Sempre gostamos de ficar perto de quem amamos e quem nos ama também nos quer perto. Não é diferente com Deus. Se tudo isso lhe parece muito subjetivo, é porque viver com Deus é não depender do que se ver (2 Co 5.7). Entre na roda da presença de Deus.

[1] Mais perto de Deus - A. W. Tozer (Editora Mundo Cristão, pág. 90).

Antonio Francisco às 15:57