Seja bem-vindo! Aproveite o conteúdo abaixo. Esta página não é mais atualizada. Obrigado por sua visita.

Terça-feira, 27 de Março de 2007

Ajustando as prioridades da minha vida

Sempre achei que faço bom uso do tempo, mas ultimamente estou incomodado porque sinto que não consigo ajustar as coisas. Estou até tentando fazer mudanças bem práticas em minha agenda. Não para fazer mais coisas, mas para diminuir minhas atividades. Acho que uma pessoa organizada consegue fazer mais em menos tempo. Não posso viver cansado. Gosto do conceito de vida simples dado pelo David Kornfield: "Vida simples é uma vida não corrida nem complicada que dispõe de tempo e flexibilidade para desfrutar e estender o reino de Deus".

A Bíblia manda aproveitar ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Mas lidar sabiamente com o tempo é um desafio grande. O tempo acaba sendo quase um mistério. Gosto do comentário de Agostinho sobre o tempo.

O QUE É O TEMPO?
"Pois o que é o tempo? Quem é capaz de explicá-lo de maneira fácil e breve? Quem é que possui tanto poder mental a ponto de compreendê-lo e expressar-se com referência a ele? E, no entanto, que é que mais mencionamos em nossas conversas habituais com maior familiaridade e conhecimento do que o Tempo? E, por certo, o entendemos suficientemente bem quando falamos dele; entendemo-lo, também, quando em conversa com outra pessoa ouvimos referência a ele. Que é, pois, o Tempo? Se ninguém me pergunta, eu sei o que é; mas se eu desejasse explicá-lo a alguém que me fizesse a pergunta, simplesmente não sou capaz" - Agostinho.

Nessa luta com os ajustes da vida, noto que o tempo não passa. Quem está passando sou eu. Preciso ser mais sábio e autêntico para fazer como Maria, a irmã de Marta. Ela não fez como sua irmã que ficou ocupada com muito serviço, gerando preocupação e inquietação. Ela, (Maria) entendeu que apenas uma coisa é necessária de fato, essa é a boa parte da vida, ninguém poderá tirá-la de nós. Essa boa parte é priorizar minha relação com Deus e seus interesses. Se eu fizer isso, tudo o mais me será acrescentado. Preciso ver mais a qualidade do que a quantidade, mais as pessoas do que as coisas.

Como já estou demorando aqui, vou concluir com as sábias palavras de Laurindo Rabelo:

"Deus pede estrita conta do meu tempo,
É forçoso desse tempo já dar conta,
Mas, oh! como dar em tempo tanta conta,
Eu que gastei sem conta tanto tempo.

Para ter minha conta feita a tempo,
Dado me foi bom tempo e não fiz conta,
Não quis, sobrando tempo, fazer conta
Hoje quero fazer conta e falta tempo.

Óh! vós, que tendes tempo sem ter conta,
Não gasteis o vosso tempo em passatempo,
Cuidai, enquanto é tempo, em fazer conta.

Mas ah! se os que contam com esse tempo
Fizessem desse tempo alguma conta
Não chorariam sem conta o não ter tempo".

Deus nos ajude a ajustar as coisas para que vivamos com mais qualidade, superando a chamada "tirania do urgente", vivendo como gente, de forma inteligente.

Passagens bíblicas: Ef 5.16; Lc 10.38-42; Mt 6.33

Antonio Francisco às 17:56