Seja bem-vindo! Aproveite o conteúdo abaixo. Esta página não é mais atualizada. Obrigado por sua visita.

Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2007

Novo nascimento

Qual é a sua maior necessidade? Dinheiro? Saúde? Fama? Poder? Sexo? Jesus recebeu certa noite uma visita ilustre. Tratava-se de Nicodemos. Ele fazia parte da mais zelosa denominação judaica. Ele era uma autoridade entre os judeus. Ele cumprimentou Jesus reconhecendo sua singularidade. Quando ele termina de falar, Jesus lhe disse que ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo. Ele não entendeu as palavras do Mestre, mas ele lhe deu maiores detalhes e chegou a lhe falar: "Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo". Nessa mesma conversa é dito que "Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito (Jesus), para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna". Diz ainda que "...Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus". O último versículo dessa passagem bíblica diz: "Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele". Portanto, sua maior necessidade é nascer de novo.

Alguém pode perguntar: "Mas, o que é nascer de novo?. Ou, onde estão as pessoas que precisam nascer de novo?". Quero responder a segunda pergunta primeiro. As pessoas que precisam nascer de novo estão em toda parte. Todos os que se julgam bons e todos os que são considerados maus, precisam igualmente nascer de novo. Lembre-se da palavra de Jesus ao líder judeu: Ele disse para que não ficasse surpreso pois é necessário nascer de novo. Por isso podemos concluir que as pessoas que precisam nascer de novo estão longe da igreja, mas também estão dentro da igreja. Um conceituado missionário disse uma vez que "a igreja está cheia de pessoas vazias". É verdade. Só Deus sabe realmente quem já nasceu de novo, mas as evidências bíblicas de alguém que já experimentou o novo nascimento parecem menos visíveis na vida daqueles que estão dentro das igrejas.

Um boa maneira de saber o que é uma coisa, é saber o que ela não é. Por isso vou dizer primeiro o que não é novo nascimento e terminaremos dizendo o que é.

O QUE NÃO É NOVO NASCIMENTO:

1º) Não é reforma moral. Muitas pessoas conseguem fazer grandes mudanças positivas em suas vidas através de decisões, no desejo de melhorarem a conduta reprovável em que viviam. Deixam vícios, criam novos hábitos e se relacionam melhor com a família e amigos. Isso é bom, mas não é novo nascimento;

2º) Não é pensamento positivo. Hoje, os livros mais vendidos no mercado são aqueles que ensinam sobre pensamento positivo. Muitos deles trazem bons conselhos e motivam os leitores para uma vida melhor. Mas isso também não é novo nascimento;

3º) Não é ser batizado. Multidões acreditam que o batismo as torna filhos de Deus. Isso não é verdade. Se o batismo fosse o mesmo que novo nascimento, promoveríamos diariamente grandes batismos para que as pessoas pudessem nascer de novo, mas não é assim que funciona;

4º) Não é freqüentar uma igreja. Mudar de religião ou passar a participar de uma igreja evangélica não faz ninguém nascer de novo. Muitos que estão nos templos cristãos semanalmente não têm nenhuma relação com Deus, não sabem o que é novo nascimento;

5º) Não é filantropia. Muitos são caridosos em ajudar o próximo com a intenção de criar crédito diante de Deus, ou mais especificamente terem os seus pecados perdoados. Ajudar o próximo é sempre bom, mas isso não faz ninguém nascer de novo.

Poderia mencionar muitas outras coisas que têm levado as pessoas a pensarem que tais práticas lhes tornam filhos de Deus, perdoam seus pecados e as levam para o céu. Puro engano, pois o novo nascimento é bem diferente do que muitos têm crido e ensinado.

O QUE É NOVO NASCIMENTO?

De maneira objetiva e precisa, pode-se dizer que o novo nascimento é um ato secreto e soberano de Deus pelo qual ele concede nova vida espiritual às pessoas que crêem em Jesus Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas.

O novo nascimento é um ato soberano de Deus, mas isso não isenta a conversão de nossas vidas, que é nossa resposta voluntária ao evangelho de Jesus.

1º) O novo nascimento requer arrependimento e fé. Cada um de nós deve reconhecer que é pecador perdido em seus pecados sem nenhum mérito diante de Deus, e confiar na bondade de Deus, recebendo pela fé a dádiva de Deus na pessoa de seu Filho Jesus Cristo que morreu na cruz pelos nossos pecados e ressuscitou para dar vida eterna aos que nele confiam;

2º) O novo nascimento nos dá uma nova vida. O novo nascimento nos torna novas pessoas. As coisas antigas já não contam mais, pois novas coisas começam em nossas vidas.

Com o novo nascimento nossa relação com Deus muda completamente, pois passamos a amá-lo de todo o nosso coração, força, alma e entendimento; passamos a ter a certeza da vida eterna; O Espírito Santo de Deus passa a habitar em nós, possibilitando-nos viver no padrão de vida que Deus estabeleceu para que nela vivamos; começamos a ter uma vida de oração; a Bíblia se torna o nosso livro por excelência, pois é a Palavra de Deus; amamos e perdoamos as pessoas; fazemos boas obras não como meio de salvação, mas como resultado da salvação; somos batizados como testemunho público de uma mudança interna; freqüentamos a igreja como a nossa nova família espiritual. Muitas outras bênçãos recebemos quando nascemos de novo.

Você pode nascer de novo hoje mesmo, porque agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação.

Referências bíblicas: Mc 1.15; 12.30; Lc 18.9-14; Jo 1.12; 3.1-18, 36; 5.24; Rm 3.23; 6.23; 2 Co 6.1-2; Ef 2.8-10; 1 Jo 1.9

Antonio Francisco às 01:12